Centro de Imprensa

Press Release

2019-mar.-25

ZF interliga soluções inteligentes para uma cadeia de fornecimento contínua na HMI 2019

  • ZF oferece sistemas mecânicos inteligentes para cada etapa da cadeia de fornecimento interconectada, desde a produção até o cliente final
  • Veículos autônomos ajudam a incrementar a eficiência e a confiabilidade, demonstrando como operar de forma correta em terminais de carga
  • Interconexão e big data para processos otimizados possibilita à plataforma de IoT (Internet das Coisas) acompanhar os produtos ao longo de toda a sua vida útil

Hanover/Friedrichshafen. Uma logística inteligente é a base para o sucesso econômico. Processos interligados e automatizados podem reduzir significativamente o tempo de paralisações e custos, ao mesmo tempo em que aumentam a confiabilidade para os clientes finais. Existem muitas formas de se ajustar a cadeia de fornecimento para otimizar a eficiência. Na feira Hannover Messe deste ano, que acontece de 01 a 05 de abril, a ZF mostrará como os vários sistemas mecânicos inteligentes do Grupo asseguram um rendimento máximo ao interagir com uma cadeia de fornecimento amplamente conectada.

Mostrar mais
ZF interliga soluções inteligentes para uma cadeia de fornecimento contínua na HMI 2019

“Se você quiser otimizar a logística de forma sustentável é preciso levar em consideração toda a cadeia de fornecimento. A começar pela produção, isso inclui os processos de fornecimento internos e externos e termina no cliente final”, comentou Wilhelm Rehm, membro do Board of Management da ZF Friedrichshafen AG, responsável por Tecnologia Industrial e por Veículos Comerciais. “Na ZF estamos idealmente posicionados em todas as áreas da mobilidade, graças à nossa competência em sistemas, o que nos permite oferecer soluções inteligentes a cada etapa de uma cadeia de fornecimento amplamente interconectada”.

Cópia digital em nuvem e big data para processos otimizados de produção

Na feira Hannover Messe deste ano, a ZF demonstrará cadeias de fornecimento otimizadas e conectadas. Ao mesmo tempo, a empresa de tecnologia está perseguindo o seu objetivo de alcançar uma logística sem emissões. O estande da empresa demonstrará o ciclo de vida útil do eixo de tração elétrica eVD2, que começará a ser produzido em escala neste ano, para um fabricante internacional de veículos de passageiros premium. O ponto de partida é uma bancada de testes para acionamentos elétricos recém-desenvolvida pelo Grupo.

Os resultados de elevado valor dos ensaios contribuem para a otimização contínua do processo de produção. Utilizando abordagens com big data, as áreas de produção que sejam potencialmente problemáticas podem ser identificadas e eliminadas ou otimizadas prontamente, antes que ocorram grandes custos decorrentes de rejeições. Uma cópia digital, onde os resultados dos ensaios são armazenados, é simultaneamente criada na nuvem ZF Cloud, a partir dos dados obtidos para cada tração elétrica produzida. Essa “certidão de nascimento digital” fornece informações relevantes sobre logística e clientes para o respectivo módulo de tração. Equipada com uma tag fornecida pela solução de rastreamento de ativos deTAGtive, que digitalmente rastreia a localização e a condição, a tração elétrica está pronta para ser utilizada no segmento de transporte e logística.

Em um ambiente da Indústria 4.0, nossa visão é de que esta condição seria automatizada: Um braço robótico carrega o acionamento da bancada de testes para a empilhadeira ZF Innovation Forklift, que foi previamente informada através da nuvem sobre a operação. Graças à interligação com o sistema de recebimento de produtos, a empilhadeira sabe exatamente qual é o destino da mercadoria e irá, de forma independente, até a doca de carga correta. Durante o seu deslocamento, a empilhadeira reconhece e evita quaisquer pedestres ou obstáculos à sua volta, graças à sua tecnologia de sensores controlada pela central eletrônica atualmente mais poderosa da indústria, o supercomputador ZF ProAI.

Com o caminhão ZF Innovation Truck, outro veículo inteligente assumirá a próxima etapa da cadeia logística. O caminhão está equipado com funções de condução autônoma que permitem a realização de manobras na área do terminal de carga, dispensando a ação de um motorista para, por exemplo, posicionar o veículo de marcha a ré em direção à doca. Isso ajuda a reduzir acidentes, danos materiais e interrupções. Ao percorrer curtas distâncias, utilizando apenas energia elétrica graças ao sistema de transmissão híbrida, a TraXon Hybrid, as emissões do caminhão também são minimizadas. O Innovation Truck também se diferencia no transporte de longas distâncias, pois possui a tecnologia necessária para viajar com outros caminhões, em forma de comboio. O consumo de combustível pode então ser reduzido em até 20%. Além disso, ao utilizar os dados disponíveis na nuvem ZF Cloud, o cliente pode rastrear o transporte em cada etapa.

“Com a nossa plataforma IoT, criamos uma importante ferramenta para avançar de forma ativa a digitalização da logística”, disse o Dr. Klaus Geißdörfer, head da Divisão de Tecnologia Industrial da ZF. “A nuvem ZF Cloud constitui a base para inovações conectadas de forma inteligente dos setores de carros de passeio e veículos comerciais com os sistemas de tecnologia industrial”.

Zero emissões e confiabilidade até o ultimo quilômetro do processo de entrega

Na cadeia de fornecimento conectado da ZF, o próprio produto contribui para uma logística eficiente e limpa. Com o eVD2, a ZF disponibiliza aos seus clientes uma tração elétrica robusta e poderosa para veículos comerciais leves, que é ideal para caminhões de entrega e, particularmente, para o “último quilômetro” do processo de entrega. As normas cada vez mais rigorosas para emissões nas cidades fazem com que veículos com tração totalmente elétrica sejam a melhor opção para os últimos quilômetros a serem percorridos até o cliente final. Para assegurar o funcionamento correto da tração – e, portanto, a entrega confiável das encomendas ao destinatário – o frotista pode, a qualquer momento, acessar as informações do eixo eVD2. Ao alimentar esses dados na nuvem ZF Cloud, a manutenção preditiva permite que o operador da frota seja informado sobre quando a manutenção deverá ser feita, antes que surjam problemas potenciais – e os dados também permitem que a empresa de tecnologia otimize continuamente sua unidade.

MÍDIA

Press Release
Imagem

CONTATO

Marta de Souza

Ricardo Zentner

Gerente de Marketing - ZF América do Sul

+55 15 4009 2172

ricardo.zentner@zf.com