Centro de Imprensa

Press Release

2021-set.-06

ZF apresenta inovações de mobilidade na IAA Mobility: direção automatizada e autônoma

  • A tecnologia ZF torna as funções de direção automatizada e autônoma possíveis para uma ampla gama de aplicações
  • Estreia europeia: supercomputador ZF ProAI para veículos do nível 2 ao nível 5
  • Unidades de controle, software, sensores e atuadores para o veículo definido por software e novos conceitos de mobilidade

Munique. Sob o lema "Mobilidade da Próxima Geração. AGORA.", a ZF aposta nas funções de direção automatizada, juntamente com outras inovações, na IAA 2021. Com o novo modelo do supercomputador ZF ProAI, a empresa já oferece a base para a direção autônoma para o Nível 5. Além disso, a ZF tem como objetivo novas ofertas de mobilidade, tais como sistemas de transporte autônomos como um complemento ao transporte público.

Mostrar mais
ZF apresenta inovações de mobilidade na IAA Mobility: direção automatizada e autônoma

O núcleo das novas arquiteturas de veículos E / E, como aquelas exigidas para funções de direção autônoma, são computadores de alto desempenho que podem ser usados como computadores centrais ou ECUs de domínio ou zona. É aqui que entra o supercomputador ZF ProAI, que a ZF apresenta pela primeira vez na Europa no IAA Mobility.

"Nosso objetivo estratégico é fornecer tecnologia para a 'Mobilidade de Próxima Geração'", explica Torsten Gollewski, Vice-Presidente Executivo de Sistemas de Mobilidade Autônoma da ZF. “Já temos todas as tecnologias necessárias para os conceitos de veículo e mobilidade do amanhã. Nosso ProAI cobre uma enorme variedade de campos de aplicação possíveis para cada tipo de veículo e é adequado para todas as fases da direção automatizada ou autônoma.”

O ProAI é atualmente o computador de alto desempenho mais flexível e poderoso para a indústria automotiva. Com até 66% mais poder de processamento, o ZF ProAI requer até 70% menos energia do que seu antecessor. Os recursos de Inteligência Artificial do ZF ProAI são otimizados para Deep Learning e são uma base importante para funções de segurança novas e aprimoradas. O computador oferece uma fusão de 360° orientada por GPU de todos os dados de sensor disponíveis, incluindo dados de medição de ambiente de câmeras, radares, LiDARs e padrões de áudio.

Além disso, a nova geração é ainda mais compacta e, portanto, requer menos espaço de instalação: a plataforma uniforme de apenas 24 x 14 x 5 cm é menor do que um tablet. Em linha com os requisitos da indústria automotiva, o interior de alta tecnologia é projetado para máxima adaptação e confiabilidade, mesmo em condições extremas, e oferece os mais recentes mecanismos de segurança contra ameaças cibernéticas. Graças ao seu design modular, o supercomputador pode ser equipado com variantes "system-on-chip" (SoC), ou seja, com processadores de diferentes fabricantes, dependendo dos requisitos do cliente. Também pode ser operado com software da ZF ou de fornecedores terceirizados. Conectores padronizados e a possibilidade de conectar várias unidades ZF ProAI entre si o tornam flexível para a maioria dos tipos de veículos.

O computador de alto desempenho da ZF oferece capacidade de computação flexível de até 1000 Tera-OPS, o que corresponde a até um quatrilhão de passos de processamento por segundo. A ZF já ganhou os primeiros pedidos importantes para o ZF ProAI nos segmentos de carros de passeio e veículos comerciais e irá produzir o computador central em grande escala a partir de 2024.

Sistemas autônomos de transporte

Além do ZF ProAI, a ZF já oferece as tecnologias necessárias para os futuros veículos autônomos e conceitos de mobilidade. Por exemplo, a ZF é muito ativa no mercado de sistemas autônomos de transporte (shuttles). A ZF adquiriu 100% da empresa holandesa 2getthere, que tem muitos anos de experiência com sistemas de direção autônoma - como evidenciado por 14 milhões de passageiros transportados e mais de 100 milhões de quilômetros percorridos de forma autônoma. A ZF está atualmente no processo de desenvolvimento de ônibus autônomos para as cidades alemãs de Friedrichshafen e Mannheim como parte do projeto RABus. No Rivium Business Park, perto de Rotterdam, onde os shuttles autônomos da 2getthere estão em operação há anos, a ZF está atualizando-os com a versão mais recente.

"Uma rede de shuttles elétricos autônomos disponíveis via aplicativo pode complementar de forma útil os serviços de transporte público existentes nas cidades, e também conectar melhor as áreas rurais às cidades", diz Torsten Gollewski.

Isso tornará a mobilidade mais sustentável, ajudando a prevenir congestionamentos e emissões e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

MÍDIA

Press Release
Imagem

CONTATO

Fernanda Giacon

Marta de Souza