Centro de Imprensa

Press Release

2021-set.-06

ZF na IAA Mobility: "Kit Modular eDrive" atende à crescente demanda global por veículos movidos exclusivamente à eletricidade

  • Inovação mundial na IAA: Kit Modular E-Drive da ZF reduz o tempo de desenvolvimento de novos E-Drives em até 50%
  • ZF recebe pedido para tecnologia de transmissão de baixa emissão
  • A solução eConnect para veículos com tração nas quatro rodas e funções preditivas aumentam ainda mais a modularidade e a eficiência energética

Munique. A ZF apresentará seu portfólio abrangente de soluções de eletrificação modular na IAA 2021. Um pedido de volume atual para o Grupo ZF abrange tecnologia de transmissão de baixa emissão, parcialmente eletrificada e puramente elétrica. A inovação mundial "Kit Modular eDrive" atende à crescente demanda global por veículos movidos exclusivamente à eletricidade. Ele permite que a ZF reduza o tempo de desenvolvimento de novos e-drives em até 50%. A solução eConnect, também pronta para produção em série, economiza energia e permite tração opcional nas quatro rodas. O início da produção em série de três novos E-drives é previsto para 2022.

Mostrar mais
ZF na IAA Mobility:

Com o lema "Mobilidade da Próxima Geração. AGORA.", a ZF sinaliza que o Grupo já desenvolveu soluções abrangentes de mobilidade sustentável para produção em série ou prontidão para produção em série. Na eletrificação da linha de acionamento de carros de passeio, a ZF apoia a indústria automotiva com soluções flexíveis que atendem as diferentes velocidades dos mercados internacionais. Por exemplo, um pedido de volume atual no valor de vários bilhões de euros cobre o fornecimento de variantes convencionais, mas principalmente variantes híbridas de plug-in da transmissão de 8 velocidades de quarta geração (8HP). Além disso, os principais componentes para acionamentos elétricos puros, como unidades eletrônicas de potência e motores elétricos, também fazem parte do escopo de fornecimento.

Lançamento mundial no IAA

O destaque no IAA 2021 é o "Kit Modular eDrive" para acionamentos puramente elétricos, o qual reúne toda a experiência da equipe de eletromobilidade da ZF para soluções de sistema, componentes e controles de software em uma plataforma flexível e modular. Uma grande vantagem da abordagem modular consistente é o menor tempo de desenvolvimento. "Com nosso 'Kit Modular eDrive', vamos reduzir pela metade o tempo de desenvolvimento até a preparação da produção em série no futuro", disse Stephan von Schuckmann, Membro do Board Mundial e Head da Divisão de Tecnologia de Acionamento para Carros de Passeio da ZF.

Além disso, o Kit Modular eDrive é adequado para diferentes segmentos de veículos, pois permite configurações com e-machines de 75 a 400 kW e de 350 a 540 Nm de torque e podem ser projetadas para o máximo desempenho e eficiência. Abrange carros compactos, com acionamento de 100 kW, e inversores de 400 V para o segmento premium, além de inversores de 200 kW e 800 V baseados em carboneto de silício, oferecendo assim a maior flexibilidade possível seja o foco na eficiência de custos ou na liderança tecnológica. Como o projeto do sistema, construção, software, conceito do motor elétrico, refrigeração e alguns componentes são desenvolvidos em uma base multiplataforma, efeitos de sinergia e maior grau de maturidade são alcançados desde o início. O pacote básico é baseado na tecnologia de série ZF já comprovada e pode ser rapidamente complementado ou ajustado dependendo dos requisitos específicos do cliente.

Plataforma de transmissão traz ganhos de eficiência

O Kit Modular eDrive compreende três classes de potência, bem como os segmentos "Premium" (800V SiC) e "Básico" (400V). Três e-drives que compõem o Kit Modular eDrive estão prestes a entrar em produção em série. Uma solução de drive "Low", abaixo de 100 kW; uma solução de drive "Mid", de até 200 kW (ambas baseadas em máquinas ASM ou PSM e um inversor de 400 volts); e uma solução "High", com uma potência de mais de 200 kW, que entrará em produção em série no segundo semestre de 2022. A solução “High” combina uma máquina PSM com um inversor à base de carboneto de silício, com tecnologia de 800 volts. "Todos os novos drives trazem melhorias significativas em densidade de potência, peso e eficiência", enfatiza o Dr. Otmar Scharrer, Vice-presidente sênior de P&D de Tecnologia de Powertrain Elétrico.

eConnect para tração nas quatro rodas

A eficiência energética do Kit Modular eDrive pode ser ampliada com o ZF eConnect. Trata-se de uma solução flexível para veículos com tração nas quatro rodas, projetada para ser de instalação neutra em termos de espaço e permite que o segundo eixo fique desacoplado para economizar energia, desde que ele não seja necessário. Isso reduz as perdas por arrasto mecânico em até 90%. No entanto, se necessário, o eConnect pode engatar a segunda unidade em milissegundos por meio de um acoplamento de garra sem quaisquer perdas. O eConnect permite um aumento de eficiência de mais de 2% em comparação ao melhor sistema atualmente disponível no mercado.

Condução preditiva para maior eficiência

O potencial de eficiência adicional foi percebido no veículo conceito EVnext. Por exemplo, a direção eficiente e a frenagem regenerativa funcionam particularmente bem em conjunto com um sistema inteligente de controle de velocidade preditivo (ACCnext). Isso leva em consideração o fluxo de tráfego, semáforos e as condições topográficas. De acordo com seus próprios cálculos, o software ZF economiza até 13% de energia graças à rede com infraestrutura e algoritmos de controle especiais.

MÍDIA

Press Release
Imagem

CONTATO

Fernanda Giacon

Marta de Souza